URGENTE! Governo começa a liberar a partir de fevereiro, saque as contas inativas do FGTS. Saiba como sacar

URGENTE! Governo começa a liberar a partir de fevereiro, saque as contas inativas do FGTS. Saiba como sacar.

São mais de 18,6 milhões de contas inativas em todo Brasil. Descubra se você possui uma conta inativa do FGTS.

Chegou o momento de reaver o valor depositado no seu FGTS. O Governo Federal anunciou no final do ano passado que irá liberar o saque das contas inativas do FGTS. Essa iniciativa é uma tentativa para estimular a economia, já que o governo espera que os Brasileiros utilize esse dinheiro para quitar dívidas e fazer compras.

O Governo vai liberar o saque a contas inativadas até o dia 31/12/2015. Segundo a regra antiga, só poderia efetuar o saque de contas inativas, quem estivesse há no mínimo três anos ininterruptos desempregado. Com o novo projeto de lei, o trabalhador poderá realizar o saque integral do valor depositado na conta inativa.

Segundo assessoria da Caixa Econômica Federal, o calendário de pagamento será anunciado no começo de fevereiro, mas já foi adiantado pela própria assessoria de imprensa, que a ordem da liberação do pagamento deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhar.

Mas afinal, como saber se você possui uma conta inativa do FGTS e o mais importante, como saber qual o valor que você tem a receber. O Governo Federal disponibilizou algumas formas de pesquisa para que você descubra se possui uma conta inativa do FGTS e assim descobrir o valor que tem a receber. Veja abaixo como consultar.

A forma mais rápida, via internet.
Hoje fazemos praticamente tudo pela internet e claro que através da internet você vai conseguir descobrir se possui uma conta inativa do FTGS e saber qual o valor que tem depositado nela. Para isso você vai precisar da Senha do Cidadão e do número de identificação social (PIS/PASEP). Caso não possua a Senha Cidadão você pode CLICAR AQUI e solicitar uma nova senha. Já o numero do PIS/PASEP você vai encontrar na sua Carteira de Trabalho. Assim que tiver a senha e o número do PIS/PASEP em mãos, CLIQUE AQUI para acessar o site do FGTS e fazer a consulta do extrato.

Tão rápido que a internet, utilize o aplicativo no celular.
Está cada vez mais comum usar o aplicativos no celular. Se você é daqueles que não se separa do celular, vai ser ainda mais fácil consultar o extrato do seu FGTS. A Caixa Econômica Federal, disponibiliza aplicativo oficial para consultar o saldo da conta do FGTS. Através do aplicativo você ainda pode atualizar o seu endereço e localizar pontos de atendimentos que estão próximos de você.
A versão do para Android você pode baixar CLICANDO AQUI.
Já a versão para iPhone você baixa CLICANDO AQUI.
Se você usa Windows Phone você baixa CLICANDO AQUI.

Se você não é chegado em tecnologia e prefere o bom e velho “olho no olho” a agência pode ser a melhor opção para você. Na agência você pode consultar o seu saldo assim como, solicitar a senha de acesso via internet. Se você optar em procurar uma agência, não esqueça de levar um documento de identificação com foto. Entre os documentos aceitos estão carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou certidão civil.

Ainda está com dúvidas se tem direito ao saque da conta inativa do FGTS? Não se preocupe abaixo segue algumas perguntas e respostas mais comuns quando o assunto é conta inativa do FGTS.

Afinal, o que é uma conta inativa do FGTS?
Conta inativa é aquela onde você já recebeu algum valor relativo ao FGTS referente a um contrato de trabalho que já finalizado.

Quem poderá sacar o valor da conta inativa?
Qualquer trabalhador que possua uma conta inativada até o dia 31/12/2015.

Acessei meu extrato do FGTS e consta mais de uma conta inativa, isso é normal?
Sim, é normal. Toda vez que sua carteira de trabalho é assinada uma nova conta é aberta. É nessa conta que a nova empresa ira realizar o deposito do FGTS enquanto você estiver trabalhando. Quando você se desliga da empresa a conta é inativada. Logo, se você trabalhou em 5 empresas com carteira assinada, você vai possuir 5 contas de FGTS.

Pedi demissão da empresa, posso sacar o valor?
Sim, desde que a conta tenha sido inativada até a data de 31/12/2015.

Fui demitido por justa causa, também tenho direito ao saque?
Sim, na legislação atual quem pede demissão ou é demitido por justa causa só poderia realizar o saque se estivesse a mais de três anos ininterruptos sem assinar a carteira de trabalho. Pela nova lei, mesmo quem foi demitido por justa causa poderá sacar o valor depositado.

Até agora vimos quem tem direito ao saque, mas quem NÃO pode sacar o valor?
Trabalhadores que possuem conta ativas e trabalhadores que possuem contas inativadas a partir de 01/01/2016. Se você pediu demissão ou foi demitido por justa causa no ano de 2016, o acesso a essas contas continuam bloqueadas.

Fui demitido sem justa causa, posso fazer o saque.
Sim, a lei atual já confere ao trabalhador esse direito, podendo o mesmo efetuar o saque dos recursos do fundo normalmente.

Posso sacar o FGTS do meu atual emprego?
Não, o Governo Federal liberou acesso apenas as contas inativadas até 31/12/2015. A conta do seu emprego atual é considerada ativa e pela legislação vigente só pode ser utilizada para casos específicos, como: Ser portador de HIV ou ter Câncer. Possua idade igual ou superior a 70 anos ou ainda financiamento imobiliário.

Possuo conta inativa do FGTS, mas não tem valores a receber o que pode ter ocorrido?
O valor já pode ter sido sacado ou utilizado para algum tipo de financiamento imobiliário, como a entrada ou quitação de parcelas da casa própria. Se você acha que pode haver algum erro no saldo da sua conta, o recomendado é entrar em contato com a caixa através do telefone 0800 726 0207 ou procurar uma agência.

Consultei minha conta inativa do FGTS e tenho dinheiro a receber, posso ir sacar agora?
Não, conforme anunciado pelo Governo Federal, a partir de Fevereiro será divulgado o calendário com as datas para os saques. Esse calendário será baseado no mês de nascimento do trabalhador, assim quem nasceu em outubro, só poderá efetuar o saque em outubro.

Existe limite para sacar ou posso pegar todo dinheiro disponível?
A primeira ideia do Governo era limitar o saque a R$ 1.000,00. Porém, quando finalizaram o levantamento de todas as contas, foi constatado que 86% delas possui valor inferior a um salário mínimo. O governo então desistiu de instituir um limite, com isso, não importa o valor que você tenha na conta, esse valor poderá ser sacado integralmente.

Fiz o saque do dinheiro, só posso usá-lo para pagar dividas, como quer o governo?
Não, você pode usar o dinheiro como bem entender, afinal, ele é seu. O Governo Federal liberou o acesso a todos os trabalhadores a suas contas inativas do FGTS com a intenção de estimular a economia, ele espera que boa parte dos Brasileiros utilize esse dinheiro para colocar as contas em dias, mas isso é um desejo e não uma obrigação. Use seu dinheiro como quiser, colocá-lo na poupança, por exemplo, é ainda mais lucrativo do que deixá-lo em uma conta inativa do FGTS.